Investir criteriosamente pode trazer os retornos almejados.
Encontrar vias alternativas de rentabilidade é um caminho para a ampliação de renda – e, entre essas vias, existe a modalidade do leilão como investimento. Participar de leilões e arrematar bens por preços abaixo da faixa do mercado tradicional pode se provar uma prática favorável, em termos de lucratividade, a quem proceder com a devida atenção em seus investimentos no ramo.
Primeiramente, é preciso avaliar as circunstâncias envolvendo o leilão de que se deseja participar, assim como os bens que ele oferece. Como os imóveis são alguns dos itens mais vendidos neste contexto, por conta dos preços mais acessíveis em relação ao mercado comum, é provável que o investimento seja feito com o objetivo de arrematá-los para revenda, ou alguma outra abordagem que faça uso proveitoso do item. Examinar a localização do imóvel, bem como as possibilidades de precificação na eventual revenda – em suma, analisar as condições gerais do bem em questão é essencial para que se possa planejar o investimento tendo o lucro em mente.
A referida análise das condições permitirá que seja estabelecido um olhar panorâmico a respeito da situação; aproveitá-las, então, caso se afigure vantajoso proceder na empreitada, envolve o planejamento dos futuros movimentos a serem executados após a aquisição do imóvel. Como dito, se o exame das possibilidades de lucro verificar prospectos positivos, algumas medidas podem ser tomadas para que o imóvel adquirido em leilão possa render mais dinheiro posteriormente. Tais medidas podem abranger a supracitada revenda do imóvel, mas também o seu aluguel – medida esta que, vale lembrar, por conta de sua diferença, poderá trazer lucros em um prazo mais longo, exigindo mais paciência e afinco do investidor.
O grau de conservação do imóvel é um aspecto importante para que as possibilidades de lucro sejam ainda mais reais. E isso pode envolver algum investimento monetário por parte do arrematante que deseja revender ou alugar o imóvel futuramente: aumentar o seu potencial de atratividade, reformando o imóvel segundo a necessidade, ou apenas para potencializar o seu visual e acrescentar demais elementos convenientes ao seu nível de acolhimento, enfim, isso caberá ao dono avaliar, para que o imóvel se torne mais cativante aos clientes em potencial.
Apesar de tudo, é fundamental que o eventual investimento na repaginação do imóvel não eleve excessivamente o seu preço, pois isso poderá prejudicar o seu grau de acessibilidade; é preciso projetar um investimento que o mantenha acima do valor pelo qual ele foi adquirido, considerando também o que foi investido em sua atualização, para que haja uma boa margem de lucros, sem que este valor final ultrapasse o preço do mercado. Desta forma, haverá mais chances de que a combinação entre o estado do imóvel e seu valor constituam um fator atrativo para os futuros arrematantes, ou mesmo para os inquilinos, caso o imóvel seja utilizado para locação e tenha uma mensalidade fixada.
Tendo em vista a necessidade de se avaliar todos os pontos envolvendo este tipo de aquisição, a WeMind Invest facilita a experiência do participante de leilões ao oferecer, com o auxílio de profissionais capacitados, todo o suporte necessário para a avaliação de riscos e perspectivas de rendimento de uma aquisição realizada em tal contexto. Para que as possibilidades de lucro a partir do investimento em leilões sejam uma realidade próxima do arrematante, é indispensável que haja atenção e cuidado na apropriada consideração das circunstâncias.